Nôs Música/Dança


Nôs Música/Dança

O universo da música cabo-verdiana é vasto. Qualquer um fica encantado ao ouvir, seja ele de nacionalidade cabo-verdiana ou estrangeira. Os estilos de música em cabo verde variam desde os tradicionais aos mais modernos.



O Funaná é um género musical de Cabo Verde originário da ilha de Santiago com acordeão. Tem um ritmo acelerado e antigamente era chamado de 'badjo di gaita'.
A Morna: Este género musical normalmente retrata: "Sodade" - Saudade. Tradicionalmente tocada com instrumentos acústicos e reflecte a realidade insular do povo de Cabo Verde.
O Batuque: que surge em Cabo Verde provavelmente só na ilha de S. Tiago (existente também no Brasil, através da ida dos escravos, e nos Açores, na ilha de S. Miguel), é executado num ritmo de tempo binário mas de divisão ternária, marcado pela percussão das 'tchabetas e palmas' acompanhadas pela cimboa monocórdica, às quais se juntam o canto e a dança.
A Tabanca da ilha de S. Tiago (também existente na ilha do Maio), é um agrupamento muito complexo, provavelmente de origem africana.
O ritmo da Tabanca é binário, executado por tambores, cornetins e búzios, estes geralmente em três registos diferentes (grave, médio e agudo).
A Coladeira, no ritmo binário e de andamento mais moderado que o Funaná, segundo alguns cabo-verdianos, apareceu nos anos cinquenta em Cabo Verde. É tocada e dançada sendo também companheira das noites cabo-verdianas.



Share this article :
 

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Batista - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger