Globalização os prós e os contras.

Globalização é o termo usado para definir a crescente interdependência de povos e países. Esse procedimento se acelerou dramaticamente na última década, em específico por causa dos grandes avanços tecnológicos. Nesse período ruíram as barreiras da guerra fria entre os dois blocos de nações. Houve também um estímulo ao comércio internacional, os grandes mercados financeiros do mundo foram integrados.
Porem a crescente integração mundial produziu uma serie de consequências económicas, politicas, culturais e ambientais. Infelizmente, algumas delas foram negativas. Veja só o património líquido das 200 pessoas mais ricas do mundo é maior do que a renda conjunta de 40% da população mundial. A distribuição da riqueza no mundo nunca foi equitativa, mas a globalização da economia aumentou muito a desigualdade entre ricos e pobres.

È verdade que alguns países em desenvolvimento se beneficiaram da integração na economia global. Ate mesmo o crime e o terrorismo, beneficiarem da globalização. Os instrumentos que promovem o comércio podem facilmente ser convertidos em instrumentos para o crime. Assim como as empresas multinacionais lideram a corrida para globalizar a economia mundial, as” multinacionais” do crime não perderam tempo em explora lá.

A internet tem sido um instrumento ideal para experts em informática. Por exemplo em 1995 um hacker roubou informações no valor estimado em 1 milhão de dólares. Roubar utilizando os novos recursos disponibilizados pela tecnologia é menos arriscados e mais vantajosos.
Outro motivo de preocupação são os choques culturais e a disseminação de valores materialistas. O intercâmbio de ideias é um aspecto importante da globalização. Lamentavelmente, a internet o maior meio de trocar ideias, não é usado apenas para divulgar informações, cultural e comércios benéficos. Alguns sites promovem o racismo e jogatina, a ate os que dão instruções específicas sobre a construção de bombas caseiras.
A televisão e os filmes também exercem uma enorme influência sobre o modo de pensar das pessoas. A invasiva cultura ocidental influi na esperança e nos desejos das pessoas. Antes as pessoas queriam possuir os mesmos bens de consumo que o vizinho ao lado. Agora, elas querem copiar o estilo de vida dos ricos e famosos que aparecem nos filmes, vídeos musicais e outros.
Os problemas juvenis em Cabo Verde são na maioria transportado pela globalização.


Share this article :
 

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Batista - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger