![]() |
Quadro meramente ilustrativo |
Muitos dirão sim, alegando que isso protegerá o adolescente, de serias problemas no futuro, como por exemplo: doenças sexualmente transmissíveis, e gravidez precoce. No entanto é de salientar que em partes, a afirmação é verdadeira, porem contraditória. Pois o objectivo dos pais em primeiro lugar, é certificar que os filhos tenham o conceito correcto sobre o sexo. Porque a televisão, a internet em especifico a pornografia, e as revistas tem banalizado o sexo, destorcendo o seu verdadeiro conceito.
Infelizmente muitos adolescentes acabaram por absorver esses valores, tornando escravo do sexo. Principalmente em Cabo Verde vê se crianças de 13 anos grávidas, mas o problema não está no facto de não ter ninguém para ensinar como usar o preservativo, pois um adolescente nem deveria estar nessa altura da vida pensando no sexo. Nem deveria os pais ensina - los a usar o preservativo, porque isso seria um incentivo ao sexo, em vez de ser uma medida preventiva.
Lembrando que a fase de adolescência, é uma fase de descoberta, porem ele ou ela pode nem estar pensando no sexo, mas a partir do momento que passa a saber como se usa o preservativo, a curiosidade é desperta. Numa ocasião conveniente ele vai por em prática. O problema maior está nos valores que os pais inculcam nos filhos, principalmente sobre o sexo. Sem tabu eles devem falar sobre assuntos como por exemplo:
- Quando começar uma vida sexual. Saber o que o adolescente pensa sobre sexo. Corrigir alguns desvios de conceito que ele pode ter. Criar o senso de responsabilidade nos jovens.
O sexo está banalizado, porque alguns meios de comunicação destorceram o seu verdadeiro conceito.
+ comentários + 4 comentários
Jorge, estamos aqui perante um dilema. Porque em primeiro lugar, o sexo já não é algo privado, hoje é tão público como as publicidades; segundo, actualmente inicia-se a vida sexual muito mais cedo do que o ontem. Então estaríamos perante um dilema educacional.
Rony, concordo trata se de um problema educacional,pois a educação deve começar no lar, porque como disses te o sexo é tão publico como a publicidade, dai entra a necessidade de proteger e instruir os filhos em casa, evitando males maiores.
Sem dúvida, Jorge! Mas esta é uma questão difícil de per si. De facto a educação familiar ajuda muito, mas também contar com outros meios onde o poder da família é limitado, por exemplo a Sociedade. Para não falar da própria personalidade de cada indivíduo.
Claro que sim a factores extras fora do controlo dos pais, mais algo é certo é possivel amenizar o impacto dessas influencias, lembrando que a personalidade não nasce por si só,na minha opinião ela é criada.Quando um lar reune todas as condições apropriadas, os filhos sairão melhor na vida.Deste cedo os pais podem moldar para melhor a personalidade do individuo.
Postar um comentário