Conectados, contudo divididos – que pena!!!!


A tecnologia pode ter encurtado distancia, porém existem divisões que permanecem intransponíveis. A televisão, o telefone, e a internet são úteis para conectar as pessoas, mas não para uni lás. A integração económica e o fim da rivalidade entre as superpotências reduziram o número de guerras entre estados, porém conflitos civis brutais continuam a matar e a mutilar centenas de milhares de pessoas todo ano.

Por que isso acontece? Porque o ódio entre grupos rivais étnicos, raciais e religiosos – a causa subjacente de guerras civis – continua a fervilhar. E o comércio global e os grupos criminosos tornam disponível uma enorme quantidade de armamentos baratos para manter bem suprida as facções em guerra. A verdadeira união jamais será conseguida pelo avanço electrónico. E a justiça social não virá pela alta num mercado.

Em alguns aspectos, a globalização económica pode na verdade contribuir para a desunião, Quando uma alta nas acções traz no seu rastro a recessão económica, as pessoas que de repente ficam pobres se tornam vulneráveis á propaganda de extremistas políticos que aproveitam a crise para promover suas causas. Será a globalização uma solução?

Tenho a mesma opinião que kofi Annan, secretario geral das nações unidas: Para que a globalização seja realmente benéfica, precisa beneficiar os pobres tanto quanto os ricos. Ela precisa assegurar direitos, não apenas riquezas. Precisa trazer justiça e equidade social e não apenas prosperidade económica e melhora nas comunicações. A muitos prós e contras da globalização, próximo post abordara esse assunto na sua íntegra.
Share this article :
 

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Batista - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger